Teste de velocidade

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Office 365

8 dicas para ter mais segurança no e-mail do Outlook

Confira dicas para manter sua conta Microsoft segura, facilitar a recuperação caso ela seja comprometida e fortalecê-la contra invasões de terceiros e ataques

As ferramentas de e-mail não costumam ser um meio de comunicação muito seguro. No entanto, algumas dicas importantes podem ajudar você a manter sua conta protegida de ataques. Quando o assunto é privacidade, todo cuidado é pouco. E se o assunto é e-mail, o ideal é se precaver! Por isso daremos dicas de como manter a segurança de sua conta do Outlook.

Atualmente, a comunicação através de correio eletrônico tem diminuído bastante, principalmente entre a turma mais jovem, que acaba optando por aplicativos de conversas online. O WhatsApp, por exemplo, tem ganhado cada vez mais espaço como meio de comunicação instantâneo. Mas, de qualquer maneira, o e-mail ainda é parte importante na vida digital.

Pesquisa informa que cerca de 320 bilhões de e-mails foram enviados no mundo em 2017. No entanto, muitas pessoas não sabem o quão vulnerável é o correio eletrônico. Ataques de hackers são frequentes, e não é incomum o acesso sem permissão por parte de terceiros. Além disso, os e-mails passam por vários intermediários antes de chegar ao seu destinatário como, por exemplo, pelos provedores de Internet,

Se você se preocupa com sua privacidade, saiba que problemas como estes podem ser minimizados e até evitados com algumas medidas de segurança. Confira oito dicas para obter mais segurança na sua caixa de e-mail.

 

Aproveite o pacote office completo e outras vantagens com o Office 365 para sua empresa! Garanta agora mesmo sua assinatura!

 

Cuidado com a senha

 

A primeira dica é a mais básica de todas: nunca use senhas simples ou comuns demais! Senhas como “12345,6” são muito fáceis de serem descobertas, por exemplo. A lista de senhas mais utilizadas no ano passado inclui, além da senha citada acima, outras como “Password” e “starwars”.

O ideal é criar senhas fortes e maiores, além de evitar um erro bastante habitual: usar a mesma senha em vários serviços, já que facilita a violação de várias contas ao mesmo tempo.

Antigamente considerava-se que senhas com combinações de letras e números, maiúsculas e minúsculas, eram bastante seguras. Hoje, já se sabe que não é bem assim e a ideia de senha segura vem mudando bastante.

Uma boa senha se aproxima da quantidade de caracteres que se usa. Ou seja, criar senhas longas proporciona maior segurança. Portanto, na hora de criar suas senhas, pense em optar por uma frase, fica muito mais fácil lembrar dessa maneira. Uma dica muito importante é criar uma senha forte e exclusiva para o Outlook e altere-a periodicamente!

 

Links desconhecidos

 

É bastante comum receber um e-mail que, muitas das vezes, parecem conhecidos, como o do banco, por exemplo, com links para clicar. Outra coisa bastante comum são as notificações falsas de sites de redes sociais ou anúncios mal-intencionados.

 

Fique de olho nos e-mails que pareçam suspeitos e, principalmente, naqueles que contém arquivos em anexo. Se por acaso você receber uma mensagem assim, procure o ícone de remetente confiável do Outlook no cabeçalho do e-mail. O programa vai enviar uma mensagem como “Essa mensagem é de um remetente confiável”. Se você não encontrar o ícone de remetente confiável, entre em contato com o remetente para verificar se foi ele mesmo quem enviou a mensagem.

 

Barras de segurança amarelas ou vermelhas

 

Se você receber um e-mail com barra de segurança amarela na parte superior da mensagem, é por que a mensagem provavelmente contém anexos bloqueados pelo Outlook. Verifique se você conhece o remetente antes de baixar os anexos ou clicar em imagens e links.

Se a barra de segurança vier vermelha, significa que a mensagem recebida contém algo que pode não ser seguro e foi bloqueada pelo Outlook. Neste caso, não abra o e-mail e exclua imediatamente.

 

Adicione remetentes às listas de confiáveis e bloqueados

 

Ao adicionar um endereço de e-mail à lista de remetentes confiáveis, todas as mensagens recebidas dessa conta de e-mail cairão automaticamente na sua caixa de entrada. Se o remetente estiver na lista de bloqueados, as mensagens serão enviadas diretamente para a pasta de Lixo Eletrônico.

 

Use computadores confiáveis

 

Se for necessário usar um computador público para acessar o Outlook, solicite um código de acesso único que será usado para substituir sua senha na entrada. Isso evita que softwares de roubo de senhas que porventura estejam instalados, tenham acesso à sua conta.

Para obter um código de acesso único, vá até a tela de entrada, escolha “Entrar com um código de acesso único”. Será preciso inserir seu endereço de e-mail e o número do celular associado à sua conta da Microsoft. Em seguida, o Outlook enviará o código por mensagem de texto. Insira o código na caixa Código de acesso único e logo após clique em “Entrar”.

 

Verifique a Barra de Endereços ao entrar

 

Sempre confira se a URL exibida na barra de endereços inclui login.live.com. Caso contrário, você pode estar em um site de phishing. Neste caso, não digite sua senha. Reinicie o navegador e acesse o Outlook novamente. Se o problema persistir, o ideal é verificar se o computador não está infectado com algum vírus.

 

E-mails criptografados

 

Criptografia é um sistema de algoritmos matemáticos que codificam dados do usuário para que só o destinatário possa ler a mensagem enviada. E usar a criptografia direta é a melhor maneira de manter a privacidade dos e-mails, mas não é tão simples.

A versão paga do Outlook, serviço de e-mail da Microsoft, oferece a criptografia dos e-mails, mas usar o recurso não é muito simples. É necessário trocar com o destinatário uma assinatura digital composta por um certificado, uma chave pública e uma identificação digital.

 

Software antivírus

 

Ter proteção em tempo integral para o seu e-mail é uma excelente maneira de evitar ataques. Hoje é possível encontrar no mercado vários programas antivírus. Se você já tem um programa de confiança, não esqueça de fazer a atualização regularmente.

 

Medidas gerais

 

Para aumentar ainda mais a sua segurança no serviço de e-mail do Outlook, fique atento a endereços de e-mail falsos, que tentam se passar por ONGs ou empresas com as quais você já teve contato. Nunca é demais lembrar de verificar se você selecionou corretamentae a opção de “Responder”, em vez de “Responder a todos”, para que sua mensagem não caia em mãos erradas.

voltar para o top