icone office 365

R$40 de desconto no Office 365 com o cupom: CD40

Teste de velocidade

Dicas e curiosidades

8 dicas para proteger sua privacidade no Windows 10

Saiba como controlar as informações acessadas pelo sistema da Microsoft.

O Windows 10 é o sistema operacional da Microsoft lançado para trazer mais estabilidade, entre outras melhorias. No entanto, muita gente se questiona sobre como proteger sua privacidade no Windows 10.

Isso porque, assim como outros sistemas e programas, ele tem acesso a diversas informações pessoais dos usuários como localização, contatos, hábitos e voz, por exemplo.

Se você está preocupado com o que pode ser feito desses dados, o ideal é buscar alternativas para proteger sua privacidade no Windows 10.

A boa notícia é que o próprio sistema oferece opções de configuração para que você escolha o que ele poderá acessar e o que cada app terá à sua disposição.

Para fazer esses ajustes, você precisa ir até o menu iniciar, depois em “Configurações”. Então, clique em “Privacidade”.

Então, você verá uma tela com diversas abas do lado, que devem ser acessadas uma a uma para configurar as permissões do Windows 10 e dos programas sobre os seus dados e comportamento.

Confira a seguir as opções encontradas nessas abas e saiba o que você pode desabilitar para proteger sua privacidade no Windows 10.

Quer ter acesso aos programas do pacote Office em qualquer lugar? Conheça o Office 365 e assine agora mesmo!

1° Desabilite a Cortana

A Cortana é a assistente virtual da Microsoft. Contudo, para funcionar ela precisa coletar diversos dados como localização, histórico de uso de programas e voz.

Sendo assim, uma das dicas para proteger sua privacidade no Windows 10 é desativar essa funcionalidade, caso você não use com frequência. Isso deve ser feito na aba “Geral” no caminho mencionado anteriormente.

2° Altere o envio de relatórios de erros de software

Esse relatório, de acordo com a Microsoft, ajuda a aumentar a segurança das aplicações. No entanto, para que ele seja feito, são enviadas informações pessoais dos usuários como histórico de navegação e comportamento durante o uso do programa.

Para evitar que tenham acesso a esse tipo de dado, você pode alterar a configuração para “Básica” ou desabilitar esses relatórios, também na aba “Geral”.

3° Desabilite a coleta de informações sobre como você digita

Para melhorar os recursos de digitação do sistema, ele coleta informações sobre como você usa o seu teclado. No entanto, se você quer proteger sua privacidade no Windows 10 e não expor esse tipo e informação, na aba “Geral” pode desabilitar a função.

4° Desative anúncios baseados no seu idioma do sistema

Ainda na aba “Geral”, você tem a opção de desativar anúncios exibidos de acordo com o idioma configurado para o sistema. Isso porque, apesar de existirem regras, nunca se sabe ao certo como esses anunciantes usarão seus dados.

5° Desative a localização

Esses dados são usados não só por programas de previsão do tempo e mapas, como também para mostrar anúncios segmentados de acordo com a sua localização.

Caso não queira desativar totalmente a função, pode escolher quais aplicativos podem acessar sua localização na aba de mesmo nome.

6° Configure as informações da conta

Na aba chamada “Informações da conta” você consegue escolher a quais informações suas os aplicativos terão acesso como nome e foto. Confira as aplicações que você não usa no dia a dia e desabilite.

7° Controle o acesso aos seus contatos

Diversos aplicativos do Windows 10 têm acesso aos seus contatos. Por isso, entre as dicas para proteger sua privacidade no Windows 10 está a revisão dessa configuração.

Ela é acessada no mesmo local citado anteriormente, mas na aba “Contatos”. Lá, você deve verificar app por app qual realmente precisa desse tipo de informação para funcionar e fazer a desativação.

8° Sistema de mensagens e calendário também podem ser restringidos

Assim como no caso dos contatos, há outras duas abas chamadas “Sistema de Mensagens” e “Calendário”. A lógica é mesma: você acessar essas configurações para determinar quais aplicações você entende que precisam dessas informações, e para quais elas são dispensáveis, de modo que você possa desabilitar.

Quer economizar no seu plano de celular e banda larga? Confira aqui as melhores ofertas da semana!

voltar para o top