7 fórmulas do Excel que vão facilitar o seu trabalho
Conheça um pouco mais sobre umas das planilhas eletrônicas mais populares entre os usuários de PC e Mac
O Excel é o aplicativo de criação de planilhas eletrônicas da Microsoft, criado em 1987 para computadores que usam o sistema operacional da empresa. Com interface intuitiva e ferramentas robustas de cálculo e de construção de gráficos, o programa o foi primeiro do seu segmento a permitir que o usuário defina a aparência das planilhas, além de introduzir a recomputação inteligente de células.
Com o tempo, tornou-e um dos mais populares softwares de estruturação de dados entre usuários de PC e também de Mac.
O que é uma planilha eletrônica?
A planilha eletrônica é um tipo de programa de computador que utiliza tabelas para realização de cálculos ou apresentação de dados. O Excel permite a criação de tabelas que calculam automaticamente os totais de valores numéricos introduzidos, além da possibilidade imprimi-las em esquemas atrativos, utilizando gráficos.
Cada tabela é formada por uma grade composta de linhas e colunas. A identificação é feita a partir de uma célula. Por exemplo, se tomarmos a coluna de nome B e a linha de número 15, neste cruzamento teremos a célula B15. As planilhas são utilizadas principalmente para aplicações financeiras e pequenos bancos de dados.
Algumas pessoas consideram o Excel uma ferramenta complicada. No entanto, o programa pode ser de grande ajuda para a gestão pessoal ou empresarial, uma vez que automatiza tarefas, simples ou complexas, que precisaram ser executadas manualmente.
Para que ainda está de familiarizando com o programa, selecionamos 5 das fórmulas mais utilizadas. Confira!
1. Adição
Para aplicar a fórmula de soma você precisa, apenas, selecionar as células que estarão envolvidas na adição, incluindo a sequência no campo superior do programa junto com o símbolo de igual (=)
Exemplo: =SOMA(A1;A2)
* Sempre separe a indicação das células com ponto e vírgula (;). Dessa forma, mesmo as que estiverem em localizações distantes serão consideradas na adição.
2. Subtração
Segue a mesma lógica da adição, mas dessa vez você usa o sinal correspondente à conta que será feita (-) no lugar do ponto e vírgula (;), e retira a palavra “soma” da função.
Exemplo: =(A1-A2)
3. Multiplicação
Segue a mesma lógica das duas anteriores. Use o asterisco (*) para indicar o símbolo de multiplicação.
Exemplo: =(A1*A2)
4. Divisão
A divisão se dá com a barra de divisão (/) entre as células e sem palavra antes da função.
Exemplo: =(A1/A2)
5. =SE()
Essa função é essencial para a realização de tarefas administrativas. A função =Se() analisa os dados (em texto ou em números), incluídos nas células, e retorna a expressão escolhida, caso o resultado for falso ou verdadeiro.
Ela é um excelente complemento para outras funções, e apresenta, em seu quadro de argumentos, a sequência =Se(teste_lógico;[valor_se_verdadeiro];[valor_se_falso]).
Por exemplo, caso você queira descobrir se um estudante foi aprovado ou reprovado numa determinada matéria, tendo como base as notas dele numa planilha e sabendo que é preciso de no mínimo 6,5 para passar, basta montar a seguinte sequência: =SE(B2>=6,5;”Aprovado”;”Reprovado”)
6. =CONTE.SE
A função CONT.SE é ótima para realizar contagens que não precisam de tantos detalhes em uma planilha do Excel, com base critérios específicos, como por exemplo, a quantidade de pessoas que possuem uma especialização dentro da empresa.
Nesse caso, se a empresa possuir 30 funcionários e o nível educacional estiver tabelado numa planilha de Excel entre as células A3 e A33, seria usada a sequência =CONT.SE(A3:A33;”Especialização”).
A CONT.SE permite utilizar valores como igual (=), maior que (>), menor que (<), maior ou igual a (>=), menor ou igual a (=<) e diferente de (<>).
7. =PROC()
A função =PROC é usada para pesquisar e retomar dados da mesma planilha como também de outras. Essa é uma operação que pode ser realizada de forma matricial (por linhas) ou vetorial (por colunas), sendo a vetorial a forma a mais recomendada pela Microsoft.
A fórmula =PROCV (Procurar na Vertical) relaciona elementos da mesma linha, enquanto que =PROCH (Procurar na Horizontal), da mesma coluna.
Quer economizar no seu plano de celular e banda larga? Confira aqui as melhores ofertas da semana!