icone office 365

R$40 de desconto no Office 365 com o cupom: CD40

Teste de velocidade

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Notícias

6 impactos da inteligência artificial para os próximos anos

Medicina, educação, carros autônomos… Saiba como a tecnologia vai fazer parte do seu dia a dia.

A inteligência artificial (AI) já está presente no nosso dia a dia e, muitas vezes, nem percebemos. A tecnologia tem aplicações desde as mais simples, como atendimento por meio de chat, como as mais complexas, como carros autônomos e transações financeiras.

A expectativa é que a inteligência artificial traga diversos impactos nos próximos anos, e em diversos âmbitos e mercados, graças à ampliação de tecnologias como machine learning e self-learning.

Para entender melhor como é a aplicação da inteligência artificial e como ela se desenvolver nos próximos anos, listamos alguns tópicos importantes que você confere nas linhas a seguir.

Chegou a hora de trocar de celular e você quer economizar? Acesse a loja da Claro e aproveite os descontos!

1. Assistentes virtuais

As assistentes virtuais já impactam o dia a dia de muita gente, mas isso deve aumentar nos próximos anos. A expectativa é que a inteligência artificial evolua para que, cada vez mais, as pessoas deixem de notar diferença entre a interação com um humano e com um robô.

Exemplo de como as assistentes virtuais já estão no nosso dia a dia são os chatbots, já usados por lojas, bancos e outras empresas, além de aparelhos como Google Home, Cortana, Amazon Echo e HomeKit (Apple).

Até as operadoras de telefonia móvel já apostam na inteligência artificial para criar assistentes virtuais e facilitar o atendimento, como é o caso da Vivo Aura e da Joice, da Oi.

2. Aumento da produtividade

Também existem maneiras de usar a inteligência artificial para aumentar a produtividade. A Microsoft, por exemplo, anunciou a aplicação da tecnologia no Pacote Office 365.

No Excel, a função Insights ajuda a preencher tabletas com possíveis valores, de acordo com o aprendizado que o programa adquire com o passar do tempo.

Outra iniciativa chamada COIN (Contract Intelligence) é capaz de poupar 360 mil horas de trabalho de agentes de crédito e advogados, que precisavam fazer um trabalho manual de análises de crédito e acordos fi    nanceiros.

Isso porque o programa consegue revisar documentos em poucos segundos e ainda tende a cometer menos erros do que humanos.

3. Análises comportamentais

A inteligência artificial também pode ser usada para analisar e identificar comportamentos da pessoas. Um aplicativo chamado Mei, por exemplo, faz esse trabalho em conversas no WhatsApp e pode até mesmo dizer se uma pessoa está afim de você.

Ele usa redes neurais e analisa itens como “controle emocional”, “abertura” e “extroversão”, dando até sugestões de como agir de acordo com o comportamento do outro.

4. Carros autônomos

E um grande impacto da inteligência artificial no mercado de trabalho e no estilo de vida das pessoas pode ser a popularização dos carros autônomos. Estima-se que, em 2035, a maior parte das vendas seja de automóveis desse tipo.

Isso também vai refletir no funcionamento de oficinas, uma vez que a expectativa é de que os carros autônomos sejam capazes de identificar seus problemas e se consertar sozinhos.

5. Monitoramento da saúde

Além de ajudar médicos na tomada de decisão, a inteligência artificial também pode ser usada no campo da medicina para monitorar a saúde das pessoas. Dessa forma, a identificação de uma doença pode acontecer em fases iniciais, o que ajuda no tratamento e na recuperação.

6. Ensino personalizado

Outro impacto muito importante da inteligência artificial nos próximos anos pode ser relacionado ao ensino. Isso porque robôs ou assistentes virtuais podem ser usadas para dúvidas e resolução de problemas pontuais dos estudantes, acelerando o processo de aprendizagem.

A personalização é outro ponto do uso da inteligência artificial na educação, já que a tecnologia pode auxiliar na maneira como o conteúdo é passado para os alunos, de acordo com a sua forma de aprendizagem.

Quer economizar no seu plano de celular e banda larga? Confira aqui as melhores ofertas da semana!

voltar para o top