icone office 365

R$40 de desconto no Office 365 com o cupom: CD40

Teste de velocidade

Dicas e curiosidades

6 dicas para economizar no seu plano de celular

Saiba o que é preciso para encontrar o plano ideal para você, sem pagar a mais por isso.

Já faz tempo que os planos de celular entram nos cálculos dos gastos mensais de muita gente. Quem tem um plano pré-pago precisa deixar uma parte do dinheiro reservadas. Já os assinantes de planos pós pagos ou planos controle precisam garantir que aquele pacote contratado vai aguentar até a virada da franquia, para evitar custos extras. Mas isso vem depois da escolha dos serviços.

Na verdade, a melhor maneira de economizar em um plano de celular é considerar alguns fatores antes de fechar a sua assinatura. O ideal é que você encontre um pacote que ofereça exatamente o que você precisa no dia a dia, pelo menor preço possível. Ou seja, o bom e velho custo/benefício.

Mas como ter certeza de que você não vai gastar mais do que o necessário? Veja algumas dicas para economizar no plano de celular:

1 – Faça uma análise de como você usa o celular

Esse é o ponto mais importante, já que você pode definir o que realmente precisa em seu plano de celular. Algumas questões que devem ser consideradas incluem hábitos de chamadas e uso da internet e outros serviços extras.

Por exemplo, se você costuma fazer muitas ligações, deve optar por um plano com chamadas ilimitadas. Se precisa ter acesso à internet a qualquer momento, principalmente para navegação em sites e aplicativos variados, é melhor investir em um pacote de dados maior. Contudo, se passa mais tempo em redes sociais ou WhatsApp, pode procurar planos mais baratos, mas com acesso liberado a esses aplicativos.

Vale lembrar que, atualmente, muitos planos incluem navegação ilimitada em aplicativos e até bônus para exibição de vídeos no Youtube e na Netflix, por exemplo. Se essas atividades ocupam bastante tempo do seu dia a dia, vale considerar um desses planos.

2 – Compare os preços

Depois de uma análise, você descobriu que precisa de um plano com chamadas ilimitadas e pacote de dados entre, digamos, 5 GB e 8 GB. Contudo, passa muito tempo no WhatsApp e no Instagram, por exemplo, então quer acessar esses aplicativos sem gastar internet. Ótimo!

Agora é hora de ver quais operadoras atuam na sua região e quais planos oferecidos se aproximam das suas necessidades do dia a dia. Ao encontrar esses planos, compare os preços e os benefícios de cada um. Mas lembre-se de não acabar gastando mais por vantagens que você não vai usar. 

 

Para economizar de verdade no seu plano de celular, compare as melhores operadoras do Brasil e contrate online o plano perfeito para você!

3 – Acompanhe seu consumo de internet 

Digamos que você tenha calculado que precisa de um pacote de internet de 15 GB. Será que é isso mesmo? Atualmente, uma série de aplicativos acompanham o seu consumo de dados no smartphone, inclusive alguns das próprias operadoras. Faça a instalação de um deles para ter certeza de que você tem o plano de dados mais indicado.

Você pode descobrir que, como passa muito tempo usando redes Wi-Fi, não costuma usar toda a internet que imaginava, por exemplo. Ou que os apps com navegação ilimitada do seu plano acabam fazendo com que tenha internet de sobra para outras atividades.

Caso perceba que raramente faz uso de todo o pacote de dados contratado, passe para um plano mais barato.

4 – Considere a economia a longo prazo

Pode não parecer, mas um corte que parece pequeno nas contas mensais pode fazer bastante diferença depois de alguns meses. Pense nesse economia como uma “caixinha” que você está fazendo para usar depois de um ano, por exemplo.

5 – Fique de olho nas promoções

As operadoras estão sempre em busca de novos assinantes, e nada melhor do que uma boa promoção para conquistá-los. Se estiver pensando em trocar de plano de celular, acompanhe preços e ofertas. Pode ser que, em algum momento, aquele pacote que te interessou apareça com um preço melhor, ou com vantagens que valem a pena.

Mas lembre-se que, em muitos casos, essas promoções incluem uma cláusula de fidelidade que implica em multa caso o serviço seja cancelado em menos de 12 meses. 

6 – Considere a contratação de um Combo

Você usa vários serviços de uma mesma empresa? Se o seu plano de celular, a internet banda larga e a TV por assinatura da sua casa são da mesma operadora, ou podem vir a ser, pesquise os preços de Combos.

Embora ofereça alguns Combos já montados, muitas operadoras permitem que você selecione quais serviços deseja contratar e oferecem um bom desconto do valor final, em relação aos planos individuais. 

Mais uma vez, vale ficar atento às promoções, já que muitas vezes é possível encontrar serviços mais completos por preços menores. 

Novamente, fique atento ao período de fidelidade. Mas, caso você já conheça ou tenha boas referências da empresa, aproveite! 

 

voltar para o top