Dicas

6 Dicas de como economizar seu pacote de internet

Seus dados acabam antes da renovação do pacote? Pode ser que com essas dicas simples eles comecem a durar mais! Veja como economizar seu pacote de internet.

Nem todo mundo consegue chegar no fim do mês com algum resquício de dados em seu pacote. E nem sempre o problema é a quantidade de gigabits contratada. Isso porque existem maneiras de economizar seu pacote de internet que nem sempre são colocadas em prática.

Seja aproveitando melhor aplicativos offline, usando o Wi-Fi sempre que puder, ou até ajustando algumas configurações do smartphone, é possível gastar bem menos dados a partir de algumas mudanças simples!

Sendo assim, o ideal é seguir algumas recomendações, para não aumentar o pacote de dados sem necessidade e acabar pagando muito mais por uma quantidade de internet que exceda o necessário. Confira a seguir algumas dicas de como economizar internet do celular e comece agora mesmo!

1. Usar o Wi-Fi sempre que puder

A primeira dica para economizar seu pacote de internet no celular é clássica: usar o Wi-Fi. Quando chegar em restaurantes, lojas ou na casa de parentes e amigos, não fique envergonhado, peça a senha do Wi-Fi e comece a navegar usando a banda larga.

Você também pode desativar os dados móveis quando não estiver usando para economizar seu pacote de internet no celular. Por exemplo, se estiver no transporte ou na rua e não precisar pegar no celular por um período, desligue o uso da rede móvel.

Algumas operadoras como a Claro, a TIM, a Oi e a Vivo, oferecem diversos pontos de Wi-Fi espalhados pelo Brasil. Para usar, geralmente é preciso ter um cadastro que dará acesso à internet sem fio sempre que houver sinal disponível.

Para ter uma ideia, só a Oi afirma ter Wi-Fi grátis para clientes em aproximadamente 2 milhões de pontos pelo Brasil, incluindo a orla do Rio de Janeiro e o Pelourinho, na Bahia, por exemplo.

2. Desativar aplicativos em segundo plano

Muitos aplicativos podem estar consumindo o seu pacote de dados sem que você saiba. Mesmo que eles não estejam sendo usados, podem estar rodando em segundo plano e podem arruinar os planos para economizar a internet do celular.

Isso porque eles atualizam, recebem e enviam informações a todo momento sem que você perceba. Claro que tudo isso é importante, mas você pode configurar para que essas atividades sejam realizadas somente quando o smartphone estiver conectado à internet através de uma rede Wi-Fi.

3. Configurar atualizações de sistema e apps

Uma situação bem parecida com a do tópico anterior está relacionada à atualização do sistema operacional e de outros aplicativos. Alguns apps são bastante pesados e consomem muitos dados quando precisam receber atualização. Atualizações das versões do Android e o iOS,  então, nem se fala!

Definitivamente, uma forma de economizar seu pacote de internet é fazendo os ajustes necessários para que essas atualizações nunca aconteçam fora de uma rede Wi-Fi ou que não sejam feitas de maneira automática em nenhuma hipótese, o que aumenta o controle sobre o processo.

4. Usar aplicativos offline ou limitar ao Wi-Fi

Muitos aplicativos permitem o uso mesmo offline. Esse é o caso do Google Maps e do Spotify, por exemplo, que contam com opções para baixar mapas e playlists enquanto você estiver no Wi-Fi. Então, quando sair de casa, você economiza a internet no celular.

Você também pode fazer o download de outros arquivos que possa precisar quando não estiver no Wi-Fi. Por exemplo, se gosta de escutar algum podcast no caminho para o trabalho, pode baixar os arquivos de áudio antes de sair de casa para economizar seu pacote de internet no celular.

5. Colocar o navegador no modo Economia de Dados

Tanto celulares com sistema operacional Android quanto iOS (iPhone) contam com navegadores que podem te ajudar a economizar seu pacote de internet no celular. No Chrome, por exemplo, é possível navegar acessando as informações comprimidas.

Outra dica é sempre preferir as versões mobile dos sites, pois elas são feitas para consumir menos dados, ajudando a economizar a internet do celular.

No Chrome, basta clicar no ícone com três bolinhas e, em seguida,n selecionar “Configurações”. Depois, escolha “Economia de dados” e ative a função para começar a economizar seu pacote de internet no celular.

Já em aparelhos da Apple, é necessário ir nas configurações do navegador, depois em “Largura de banda” e, em seguida, ativar a “Economia de dados”.

6. Desativar o download automático do WhatsApp

Por fim, outro grande vilão na hora de economizar a internet do celular pode ser aquela enxurrada de arquivos recebidos ao longo do dia através do WhatsApp. Por padrão, o app baixa automaticamente tudo o que é enviado para você, o que pode consumir uma quantidade absurda de dados todos os dias.

Porém, é possível configurar para que você possa decidir o que quer e o que não quer baixar. Dá para escolher, por exemplo, sempre fazer os downloads quando estiver no Wi-Fi, ou até marcar para sempre escolher o que deve e o que não deve ser baixado, independentemente da internet que esteja usando, se banda larga ou pacote de dados.

Deixe um comentário

avatar