5G: MCTIC não descarta possibilidade de mudança de frequência das TVs por satélite
Os testes de interferência do 5G nas TVs por satélite ainda estão sendo analisados
O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações ainda não decidiu qual será a providência a ser tomada a fim de evitar interferências da rede 5G na parabólica. Porém, de acordo com o secretário de telecomunicações da Pasta, Vitor Menezes, existe a possibilidade de uma alteração de frequência da TV por satélite (TVRO).
Na entrevista, concedida ao site Tele.Síntese, Menezes disse que é possível a migração das parabólicas da Banda C para a Ku, visando outros leilões em um futuro próximo.
Para Menezes, o gasto mais elevado neste momento é justificável e vai valer a pena ter o espectro livre para as frequências serem comercializadas. Vale dizer, também, que com essa mudança empresas regionais e pequenas conseguiriam pequenos lotes para que o
Por ora, o MCTIC ainda vai esperar que os testes de interferência sejam concluídos, para analisar se é possível que o 5G na faixa de 3,5GHz e a TVRO funcionem simultaneamente sem nenhum problema.
Previsão do leilão da rede 5G
O leilão da rede móvel de quinta geração no Brasil está previsto para o segundo semestre de 2020.
Quer economizar no seu plano de celular e banda larga? Confira aqui as melhores ofertas da semana!