icone office 365

R$40 de desconto no Office 365 com o cupom: CD40

Teste de velocidade

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

TIM

5G da TIM é utilizado no Brasil para realização de ultrassonografia a distância

Grávida foi submetida ao exame com comandos de uma médica que não estava no mesmo local.

Em fase de testes no Brasil, a internet 5G teve mais uma demonstração da sua utilidade, dessa vez na medicina. No último dia 5, uma parceria entre a TIM e a Ericsson possibilitou realizar um exame de ultrassonografia a distância usando a rede móvel de quinta geração.

A demonstração aconteceu na chamada Casa TIM 5G, que fica em Santa Rita do Sapucaí, em Minas Gerais. Essa foi a primeira teleconsulta realizada na região usando a internet 5G.

Por enquanto, a internet 5G não está acessível ao público. O leilão das faixas dessa rede está previsto para março de 2020.

 

Quer ter a maior cobertura 4G do Brasil? Conheça os planos TIM Back e aproveite!

Exame contou com três pessoas e recursos tecnológicos

Para o exame, foram necessárias três pessoas: uma grávida de sete meses, uma pessoa leiga para operar o equipamento, e uma médica para controlar o aparelho. Tudo isso usando a internet 5G para a comunicação.

A voluntária, que não tinha conhecimento na área, vestiu uma luva com sensores e usou o aparelho de ultrassom na mulher grávida. De outro prédio – a menos de 1 km -, a médica guiou os movimentos por meio de um controle remoto e vibrações na luva.

Além de enviar os comandos, a internet 5G também foi usada para que a médica recebesse as imagens e fizesse uma ligação para se comunicar com as outras pessoas envolvidas no exame.

A estrutura técnica foi composta por duas ERBs, que operavam a 3,5 GHz. Tanto no local onde estava a grávida quanto no prédio em que estava a médica havia roteadores responsáveis pela recepção e pela transmissão do sinal. O sinal, por sua vez, tinha 20 ms e 8o0 Mbps de velocidade.

voltar para o top