Dicas

5 programas gratuitos para gravar um podcast

Conheça alguns programas gratuitos que vão te ajudar a criar conteúdos de áudio.

Muita gente sonha em começar a produzir seu próprio programa de podcast. No entanto, surgem muitas dúvidas na hora de botar a mão na massa. 

Atualmente existem diversos software capazes de capturar, editar, adicionar efeitos e mixar faixas de áudio, muitos deles de forma gratuita. 

Confira a seguir uma lista com 5 ferramentas gratuitas para você começar a produzir hoje mesmo o seu podcast.

 

Ouça podcasts na hora você quiser com os planos com Deezer ilimitado disponíveis na loja online da TIM!

 

Audacity

 

O Audacity é um dos principais softwares gratuitos para a produção de áudio. Com ele, o usuário pode gravar, editar, mixar arquivos de áudio, além de importar para a timeline trilhas sonoras e sons previamente gravados para serem adicionados ao podcast. 

O programa está disponível para os sistemas operacionais Windows, Mac e Linux e pode ser usado sem precisar ser instalado na máquina, através da versão Audacity Online.

O Audacity é uma ferramenta completa e altamente intuitiva, muita usada na produção de podcasts e também por diversos profissionais da área de produção musical. Com suporte para os mais variados formatos como MP3, WAV e AIFF, o programa é um dos mais versáteis do mercado.

 

Adobe Audition

 

O Adobe Audition conta com recursos completos, que permitem que o usuário crie seu próprio podcast no computador ou notebook. Um pouco menos amigável que o Audacity, o Audition é indicado principalmente para pessoas que já estão acostumadas com a mecânica de softwares de produção de áudio.

Com versões para Windows e Mac, o Adobe Audition um programa um tanto pesado que requer um computador de configurações avançadas para rodar sem travas.

 

CutMP3.net

 

O CutMP3.net permite a manipulação de arquivos de áudio no formato MP3. Com ele, o usuário pode cortar, replicar e sobrepor trilhas sonoras e faixas de locução, criando podcasts de alta qualidade. A grande vantagem é o uso exclusivamente online do programa, que não exige que ele seja instalado no computador.

No entanto, o CutMP3.net apresenta alguns pontos negativos, como a falta de efeitos, além do fato de ser todo em inglês.

 

Spreaker

 

O Spreaker é uma plataforma online que permite a criação de programas ao vivo ou por meio de podcasts. Lançado recentemente no formato de aplicativo, a ferramenta conta com console de DJ e biblioteca exclusiva de músicas que você pode usar à vontade em seus programas. 

O Spreaker está disponível para Windows, além de smartphones com os sistemas operacionais iOS e Android.

 

BlogTalkRadio 

 

O BlogTalRadio é uma das primeiras ferramentas online que possibilitam o usuário criar podcasts dos mais variados formatos, a partir do computador. Apesar de apresentar recursos pagos, é possível produzir seu próprio programa por meio da sua versão gratuita. 

Nele, o usuário tem acesso a conteúdos exclusivos, como programas da escola de jornalismo da universidade americana de Columbia, além de noticiários locais.