icone office 365

R$40 de desconto no Office 365 com o cupom: CD40

Teste de velocidade

Blog

5 motivos que podem levar um celular a explodir

Veja como evitar acidentes e como identificar que pode ter algo errado com seu smartphone.

Acidentes com smartphones são extremamente raros, mas sempre causam grande preocupação. Ao ficar sabendo de notícias desse tipo, é impossível não pensar se aquele aparelho que anda sempre por perto representa algum risco.

Contudo, por mais seguros que sejam, os smartphones pedem alguns cuidados para evitar acidentes, assim como qualquer eletroeletrônico.

Normalmente, as causas de explosões de smartphones ou carregadores de bateria são causadas por superaquecimento. Porém, vários fatores podem levar a esse superaquecimento:

Defeitos de fabricação

Vale começar com o aviso de que essa é a situação menos provável. Atualmente, todas as grandes fabricantes investem algo na segurança dos smartphones e seus elementos. Contudo, não é uma situação impossível. 

Outro ponto importante é comprar apenas aparelhos que foram certificados no Brasil. Isso garante que o celular passou por todos os testes e avaliações necessários para evitar acidentes.

Fissuras internas

Diferentemente de defeitos de fábrica, uma fissura pode ser causada por quedas ou impactos de maior força. Mais uma vez, é raro que isso aconteça, já que os aparelhos também contam com proteção contra esses tipos de danos. 

Porém, após derrubar o celular, mesmo que sem problemas aparentes na tela ou estrutura traseira, fique de olho para ver se ele está funcionando normalmente.

Acessórios de origem duvidosa

Economizar é sempre bom, mas com alguns cuidados. Acessórios “piratas”, como fones de ouvido e, principalmente, adaptadores e carregadores de bateria, podem acabar saindo bem mais caro.

Os produtos originais, mesmo aqueles de marcas mais baratas, também precisam passar por uma série de testes de segurança. Entretanto, isso não acontece com os acessórios falsificados, que são vendidos sem nenhum tipo de certificação.

 

Quer comprar um celular novo? Encontre os melhores smartphones lançados no Brasil na loja online da Claro e aproveite as promoções.

Carregador que não sai da tomada

Sempre que está plugado na tomada, um carregador ou adaptador conduz energia elétrica. Logo, qualquer situação incomum, como uma sobrecarga repentina, pode causar o superaquecimento do dispositivo. Dependendo da intensidade, o carregador pode pegar fogo ou mesmo explodir. 

Erros de carregamento

Atualmente, os smartphones contam com dispositivos de segurança que impedem uma sobrecarga do aparelho, mesmo após longos períodos no carregador. 

Ainda assim, o mais seguro é que o celular não fique no carregador por uma noite inteira, por exemplo. O ideal é que, ao completar os 100% de carga, você tire o aparelho (e o carregador) da tomada.

Sinais de alerta

Além desses cuidados, também é válido ficar sempre atento aos sinais de que o smartphone pode estar sofrendo algum tipo de superaquecimento. 

O mais óbvio desses sinais é a própria temperatura da estrutura do aparelho. Após algum tempo de atividades mais pesadas, como reprodução de jogos e vídeos, é normal que o smartphone fique um pouco mais quente. Contudo, se você perceber que a diferença é muito grande, pode ter algo errado.

O mesmo vale para a duração da bateria. Tudo bem que, após alguns meses de uso, a autonomia não é mais a mesma de um celular novo. Mas se a carga for embora muito mais rápido do que antes, mesmo que você não tenha acessado suas funções, vale ter atenção. O mesmo vale para aparelhos que desligam “do nada”.

Em qualquer uma dessas situações, o mais indicado é que você leve o smartphone até uma assistência técnica autorizada.

 

Na TIM você encontra smartphones com bateria de alta duração! Acesse  loja online e escolha o melhor celular para você.

voltar para o top