Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Android

5 mitos sobre o Android

Celular Android trava? Dá para rastrear em caso de roubo? Descubra a verdade sobre o Android!

Os celulares Android dominam o mercado de smartphones e vêm trazendo muitas inovações como câmera tripla, tela com furo para câmera frontal e até mesmo internet 5G. Contudo, alguns mitos sobre o Android ainda pairam sobre as cabeças de muitas pessoas, que não confiam no sistema do Google.

Para mitigar essas crenças, listamos 5 mitos sobre o Android que você não deve acreditar. Confira!

Encontre celulares Android na loja online da Claro e compre com desconto ao contratar um plano de celular!

Apps em segundo plano atrapalham o desempenho

Os sistemas operacionais, como o Android, vêm evoluindo consideravelmente. As versões mais atuais do sistema do Google, por exemplo, nem fecham mais os aplicativos quando o usuário desliga ou reinicia o smartphone.

Isso porque o Android foi aprimorado para que os apps em segundo plano rodem no modo multitarefa e, assim, não consumam memória RAM ou atrapalhem o desempenho das aplicações em primeiro plano.

Celulares da Apple são melhores do que os Android

A Apple ficou conhecida por oferecer celulares premium. Esse fato é um dos responsáveis pelo mito de que os celulares Android são inferiores aos da marca da maçã.

Enquanto há no mercado uma infinidade de celulares Android, os modelos da Apple são bastante restritos, e todos com especificações avançadas. Portanto, não dá para comparar um celular de entrada ou intermediário com Android e um iPhone, por exemplo. 

Contudo, na comparação entre celulares top de linha com sistema do Google e os modelos da Apple, é possível encontrar muitos que se equiparam ou são até melhores em termos de câmera e processamento do que os modelos de iPhone mais recentes.

Além disso, o Android traz algumas vantagens como maior compatibilidade com acessórios, mais personalização e privacidade, por exemplo.

Fazer root no celular é ilegal

A prática de fazer root no celular Android para ter acesso a mais funções ou personalizar o sistema, na verdade, não é considerada ilegal.

No entanto, essa espécie de hackeamento do sistema faz com que o usuário perca a garantia de fábrica do aparelho. Além disso, caso não tenha conhecimento suficiente, o celular pode sofrer danos e até parar de funcionar por um root mal feito, por exemplo.

Não dá para rastrear celular Android roubado

Outro mito sobre o Android tem a ver com o rastreamento dos aparelhos que usam o sistema. Muita gente acredita que esse é um recurso exclusivo da Apple. No entanto, também dá para encontrar um aparelho Android que foi perdido ou roubado, por exemplo.

Esse rastreio pode acontecer mesmo com o GPS do celular desativado. Entretanto, o usuário precisa habilitar a função para que ela possa ser usada.

Celular Android trava

Por fim, um mito sobre o Android diz respeito ao seu funcionamento. Para esclarecer essa crença, primeiro é preciso entender por que ela surgiu.

Os celulares da Apple são desenvolvidos junto com seu sistema operacional. Tanto que novos aparelhos e versões do iOS costumam ser lançadas juntas. Isso porque é a mesma empresa que desenvolve ambos.

No caso do Android, o Google desenvolve o sistema operacional e diversas fabricantes usam a plataforma em seus smartphones. Embora haja integração da gigante da tecnologia com as marcas de celular, pode haver certo atraso na atualização de software quando uma nova versão do sistema é lançada. Nesse meio tempo, algumas falhas podem acontecer. 

Contudo, de maneira geral, o Android não costuma travar. Ainda mais se você escolher um bom modelo, com hardware intermediário ou avançado.