icone office 365

R$40 de desconto no Office 365 com o cupom: CD40

Teste de velocidade

Dicas e curiosidades

5 maneiras de economizar a bateria do seu celular

Veja algumas dicas para economizar a bateria do smartphone no dia a dia ou em momentos críticos.

Quando comparamos os smartphones mais recentes com modelos antigos, é possível perceber uma evolução na autonomia de bateria. Sinal de que, finalmente, as fabricantes ouviram os pedidos dos usuários. Porém, cada vez mais atividades são realizadas no celular. Ou seja, apesar das melhorias, ainda existe aquela preocupação de conseguir chegar ao fim do dia com o celular ligado.

Felizmente, com algumas dicas simples é possível deixar o smartphone longe da tomada por mais tempo. Para isso, é só entender como funcionam algumas funções do aparelho e como elas gastam energia.

Em alguns casos, as ações podem ser realizadas em momentos críticos, quando a bateria está no fim e você quer ganhar mais tempo de celular ligado. Em outros, esses ajustes podem ser usados frequentemente, aumentando o tempo geral de funcionamento do aparelho.

Encontre os smartphones com melhor autonomia de bateria lançados em 2019 e aproveite as ofertas especiais da loja online TIM.

Veja 5 maneiras de economizar a bateria do celular:

1 – Reduzir o brilho de tela

As telas dos smartphones estão cada vez maiores e melhores, mas isso representa um gasto maior de energia. Entretanto, você pode economizar esse consumo ao reduzir o brilho de tela do aparelho. Afinal, em muitos ambientes isso não vai atrapalhar a visualização. Deixe para usar o brilho máximo apenas quando for realmente necessário.

Vale lembrar, também, que o sistemas operacionais Android 10 e iOS 13 oferecem o Modo Escuro, com interface em tons de preto ou cinza. Esse recurso também pode ajudar a reduzir o gasto de bateria dos aparelhos.

Outra dica em relação ao display é remover papéis de parede animados ou widgets, que também representam maior gasto de energia.

2 – Reduza o número de aplicativos em segundo plano

Mesmo quando não estão abertos, alguns aplicativos seguem rodando em segundo plano. Ou seja, estão sempre ativos, buscando atualizações para envio de notificações. E é claro que isso também representa maior gasto da bateria.

Sendo assim, escolha quais aplicativos realmente precisam funcionar em segundo plano e quais podem ter essa função desativada. Por exemplo, vale deixar e-mails e WhatsApp em funcionamento constante, mas você realmente precisa ver todas as notificações dos apps de alimentação ou das redes sociais?

Vale lembrar, ainda, que alguns aplicativos consomem muito mais energia do que outros. Logo, se você precisa deixar o smartphone ligado por mais tempo, evite passar períodos maiores em reprodução de vídeos em streaming, por exemplo.

3 – Aproveite os recursos de economia de bateria dos smartphones

Atualmente, tanto Android quanto iOS oferecem algumas ferramentas para reduzir o gasto de energia. Ao selecionar a opção “Economia de Bateria” ou “Economia de Energia”, o sistema vai ativar todas as configurações necessárias para deixar o celular ligado por mais tempo.

No Android 9 Pie, as ferramentas bateria adaptativa e brilho adaptativo têm funções parecidas, mas baseadas nos seus hábitos de uso e navegação.

4 – Desative Wi-Fi, GPS e Bluetooth 

Quando ativos, o Wi-Fi, o GPS e o Bluetooth estão sempre buscando sinais disponíveis. E assim, lá se vai mais energia.

Então, ao sair de locais com uma rede Wi-Fi conhecida, desative a função no aparelho. O mesmo vale para o Bluetooth: deixe para ativar a conexão sem fio apenas quando for realmente fazer uso dela. Já com o GPS, você pode escolher quais apps podem acessar a sua localização constantemente.

5 – Em casos extremos, use o Modo Avião

Mesmo com todos esses cuidados, todos podem se encontrar em situações em que a bateria do smartphone está muito perto de acabar. Nesse caso, o ideal é ativar o Modo Avião ou mesmo desligar o aparelho. Dessa forma, em caso de emergência, você pode acessar a internet ou fazer chamadas rápidas.

Quer economizar no seu plano de celular e banda larga? Confira aqui as melhores ofertas da semana!

voltar para o top