Dicas

5 maneiras de economizar a bateria do seu celular

Seu smartphone descarrega rapidamente? Descubra 5 maneiras de economizar a bateria do seu celular!

A duração da bateria dos celulares ainda é um problema para a maioria das pessoas. Quem usa muito o aparelho acaba não conseguindo ficar um dia inteiro sem plugá-lo na tomada. Entretanto, existem maneiras bem fáceis de economizar a bateria do seu celular.

Claro que algumas podem requerer certos sacrifícios relacionados ao uso do smartphone. Contudo, outras dicas para economizar a bateria do seu celular são bem práticas e simples.

Entretanto, se o smartphone continuar a apresentar baixa duração de bateria, pode haver algum problema. Nesse caso, o ideal é procurar a assistência técnica para saber se é necessário trocar a bateria. Um dos indicativos de que pode haver algum defeito nela é o superaquecimento da bateria.

Contudo, pode acontecer de não existir nenhum defeito e ainda assim a bateria não aguentar muito. Isso é comum quando a capacidade da bateria é pequena demais para o uso que é feito do smartphone.

No entanto, também há solução para esse caso. Porém, o mais indicado é encontrar o melhor celular com bateria de alta capacidade. Alguns podem ter até 5.000 mAh, como é o caso do Asus Zenfone Max Pro, por exemplo.

Porém, antes de partir para outras soluções, é necessário testar alguns truques para economizar a bateria do seu celular. A seguir, confira 5 dicas de como fazer o aparelho durar mais tempo longe das tomadas!

1. Entenda como a bateria está sendo consumida

É possível conferir quais aplicativos estão consumindo mais bateria no seu celular. Isso pode ser feito tanto em aparelhos com sistema operacional Android quanto iOS (iPhone), que são os mais usados.

Geralmente, a opção “Bateria” está nas configurações do smartphone. Entretanto, em alguns modelos, pode ser preciso acessar uma opção antes, como “Manutenção do aparelho”.

Contudo, depois de verificar quais aplicativos estão consumindo mais bateria é possível tomar algumas providências. Uma delas é usar menos aquela aplicação para evitar gastos excessivos.

Isso costuma acontecer com apps de streaming, como Spotify e Netflix. Além disso, aqueles que precisam trocar informações frequentemente também drenam a energia do celular. Esse é o caso de aplicativos mensageiros, por exemplo.

Entretanto, também dá para limitar os dados em segundo plano dos aplicativos. Muitas vezes, mesmo que ele não esteja aberto ou você esteja usando, o app continua ativo. Essa é uma solução para evitar que você não receba alguma notificação ou mensagem, caso não esteja usando o apps no momento.

2. Desinstale ou remova aplicativos que não usa

Depois que você entendeu com o que anda gastando a energia do aparelho, é hora de desinstalar o que não usa mais. Essa é uma das principais dicas para economizar a bateria do seu celular.

Contudo, como falamos anteriormente, apesar de não estar usando um aplicativo específico, ele pode estar rodando em segundo plano. E, muitas vezes, você nem quer utilizar essa aplicação. Se for o caso, pode optar por desinstalar e evitar gastos desnecessários de bateria.

No entanto, alguns aplicativos vêm de fábrica, pré-instalados no celular. Muitas vezes, esses programas não podem ser removidos dos aparelhos. Entretanto, existe a opção de desativar o app.

Dessa maneira, ele continua lá, mas vai pausar todas as suas atividades. Sendo assim, será possível economizar a bateria do seu celular.

3. Desative conexões sem fio como Wi-Fi e Bluetooth

Essa dica para economizar a bateria do seu celular é bastante simples. Basta desativar conexões sem fio que não esteja usando.

O Bluetooth, por exemplo, é um tipo de conexão wireless usada em momentos específicos. É o caso da troca de arquivos entre dois celulares, por exemplo.

Entretanto, ele pode ser bastante utilizado para trocar informações com a central multimídia ou o rádio de um carro.

Mesmo que use com certa frequência, o ideal é desligar o Bluetooth sempre que não estiver precisando dele. Com o Bluetooth ativado, o celular gasta mais bateria porque está a todo o momento tentando achar dispositivos para se conectar.

Portanto, se quer economizar a bateria do seu celular, lembre-se de desativar essa conexão sempre que não estiver usando.

O mesmo acontece com outras conexões, como o Wi-Fi. Se estiver na rua usando o 4G, por exemplo, o Wi-Fi pode muito bem ser desligado. Esse é o mesmo caso do Bluetooth. Se o Wi-Fi estiver ativado e você não estiver usando, o celular vai continuar procurando sinal, o que gasta bateria.

No entanto, o contrário também pode ser necessário. Caso esteja usando a internet em uma rede Wi-Fi, desative a conexão móvel 3G ou 4G. Essa é outra forma de economizar a bateria do seu celular.

O GPS do smartphone também pode ser desativado, caso não esteja sendo utilizado. Entretanto, essa configuração é feita manualmente. Sendo assim, se você quer economizar a bateria do seu celular, precisa ficar ligado no que está ativado ou desativado.

4. Diminua o brilho da tela

Uma das dicas mais simples para economizar a bateria do seu celular é diminuir o brilho da tela do aparelho. Quanto mais brilhante ela tiver, mais energia vai precisar consumir.

Sendo assim, deixe para aumentar o brilho quando estiver em locais muito claros, ou ao sol, e estiver com dificuldade para enxergar. Em ambientes fechados, prefira manter o brilho da tela ajustado de maneira a ajudar na economiza de bateria do seu celular.

5. Remova papéis de parede animados e widgets

O que também pode estar consumindo muita bateria do seu celular são os papéis de parede animados e os widgets. No primeiro caso, a reprodução do movimento faz com que o aparelho gaste mais energia.

Entretanto, os widgets também podem pesar, e acabar consumindo muita bateria. Eles são uma espécie de acessório, que mostram a previsão do tempo ou exibem uma barra de busca, por exemplo.

Deixe um comentário

avatar