Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Office 365

5 dicas para editar seu texto mais rápido e de forma mais eficiente

Descubra maneiras de tornar a edição de textos mais eficiente no Microsoft Word.

O Microsoft Word tem diversas funcionalidades que ajudam você a editar seu texto mais rapidamente e de forma eficiente. O corretor ortográfico é só uma delas.

Muitas dessas funções também aparecem em outros editores de texto, como o Google Docs ou o BrOffice. Contudo, o Word tende a ser uma ferramenta mais completa e indicada para quem trabalhar muito com textos.

Confira a seguir algumas dicas para começar a editar seus textos no Word de forma mais rápida e eficiente!

 

Precisando do Microsoft Word e outros programas do Pacote Office? Baixe agora mesmo e comece a usar de qualquer lugar, a qualquer hora o Office 365!

 

1. Corretor ortográfico automático

 

Uma das maneiras de agilizar a escrita e evitar erros é configurando o corretor ortográfico para modificar automaticamente as palavras escritas de forma errada.

Para fazer esse tipo de configuração, você deve ir em “Arquivo”, depois em “Opções”. Então, escolha a aba “Revisão de texto” e mexa nas opções de autocorreção.

Você pode personalizar a autocorreção, selecionando exceções e dizendo até mesmo por qual palavra um termo específico escrito incorretamente deve ser trocado.

 

2. Uso de sinônimos

 

Quem escreve muito precisa ter criatividade para não repetir diversas vezes a mesma palavra, o que torna a leitura cansativa. Nesse caso, uma função do Word pode ajudar a tornar a escrita ainda mais eficiente. 

Para encontrar um sinônimo para uma palavra no Word, basta clicar nela com o botão direito e selecionar essa opção.

 

3. Padronização de letras maiúsculas e minúsculas

 

Outra maneira de agilizar a edição de textos no Word é padronizando o uso de letras maiúsculas e minúsculas. Você pode fazer isso de forma manual, sempre que perceber que errou na escrita de alguma palavra, ou ainda automaticamente.

Por exemplo, é possível marcar um termo e usar o atalho Shift+F3 para fazer a correção. Além disso, dá para configurar para quem a primeira letra da frase seja sempre maiúscula, assim como nomes de dias da semana e outros termos.

Para isso, é necessário ir em “Arquivo” e, em seguida, em “Opções”. Feito isso, vá até a aba “Revisão de texto” e configure as autocorreções.

 

4. Edição de um documento por mais de uma pessoa ao mesmo tempo

 

Em muitos casos, um trabalho é colaborativo e uma pessoa depende da finalização do texto de outra para começar uma revisão, por exemplo. Contudo, com o Office 365 é possível que duas pessoas editem o mesmo documento, e ao mesmo tempo.

Isso acontece porque os arquivos são armazenados em nuvem e podem ser acessados por outras pessoas, mediante a permissão. Essa é uma maneira de tornar a edição de textos ainda mais eficiente no Word.

 

5. Destaque do que foi editado

 

Outra forma de agilizar um trabalho feito por mais de uma pessoa é destacando o que foi alterado durante a edição de um documento no Word. Para isso, você deve ir na aba “Revisão” e ativar a função “Controlar alterações”.

Então, você deve escolher uma cor para o novo texto escrito, e outra para o texto que foi modificado, que também vai aparecer riscado.