Dicas

5 dicas para aumentar a privacidade e segurança no smartphone Android

Dicas incluem o uso de senhas, backups e atualizações constantes do sistema operacional do Google.

Vazamentos de dados, golpes no WhatsApp e em outros aplicativos… Quem usa celular Android e até mesmo outros sistemas operacionais, tem motivos para se preocupar com a segurança e a privacidade.

Contudo, existem algumas maneiras nativas do próprio sistema para aumentar a segurança. Além disso, alguns aplicativos gratuitos disponíveis na Play Store podem ajudar a resolver esses problemas. Conheça a seguir algumas soluções.

 

Encontre os melhores celulares Android na loja online da Claro e ganhe descontos ao contratar um plano de telefonia móvel junto!

 

Use senhas em tudo que for possível

 

Para evitar que outras pessoas tenham acesso às suas informações, como contatos, e-mails e fotos, o ideal é usar uma senha para desbloqueio de tela. Nos modelos mais modernos, a autenticação por impressão digital já é comum.

Há ainda dispositivos que usam o reconhecimento facial e até mesmo a leitura da íris para permitir que o smartphone seja desbloqueado.

Para aumentar a segurança, você pode configurar a autenticação em duas etapas. Isso pode ser feito não só para o desbloqueio de tela do celular, como também para o uso de alguns aplicativos, como é o caso do WhatsApp, do Facebook, do LinkedIn e do Twitter, por exemplo.

 

Mantenha o sistema Android operacional atualizado

 

Seja lá de qual sistema operacional estivermos falando, a dica para mantê-lo atualizado é sempre válida. Isso porque essas atualizações, muitas vezes, melhoram aspectos da segurança e corrigem falhas.

 

Ao baixar aplicativos, prefira os oficiais

 

De tempos em tempos, o Google remove da Play Store aplicativos que julga maliciosos. Por isso, o ideal é prestar atenção e tomar cuidado na hora de baixar um novo app.

Verifique as recomendações e procure mais informações sobre aquela aplicação antes de iniciar o download. Além disso, prefira os apps oficiais, principalmente quando eles envolvem dados pessoais.

Hoje em dia, muitos bancos já têm aplicativos oficiais, por exemplo. Eles contam com uma camada extra de proteção, uma vez que lidam com dados altamente confidenciais.

 

Cuidado com as permissões dos aplicativos

 

É muito comum aparecer uma mensagem pedindo permissão para que o aplicativo acesse alguma informação sua. Quando isso acontecer, leia atentamente e pense se faz sentido que o app acesse aquela informação.

Por exemplo, quando você usa o Waze, ele vai pedir para acessar a sua localização. E é assim que ele vai te guiar pelos caminhos. Mas pode não fazer muito sentido ele querer acessar os dados da sua câmera, por exemplo.

Faça backup dos seus arquivos 

 

Muitos são os casos em que você pode perder o acesso aos seus arquivos. Ele pode cair na água e deixar de funcionar, ser furtado ou ainda precisar de formatação. Por isso, o ideal é sempre fazer backups e poder acessar seus arquivos sempre que quiser.