Apple Iphone

5 dicas para aumentar a privacidade e segurança no iPhone

Saiba como proteger suas informações pessoais contidas no seu smartphone da Apple

No mundo digital, segurança e privacidade são assuntos sérios. À medida em que a tecnologia avança, surgem também novas formas de invadir sistemas e roubar dados, incluindo os de smartphones e outros dispositivos móveis. Por conta disso, todo cuidado é pouco! É preciso estar atento às configurações de segurança do seu Iphone; para que suas informações não caiam nas mãos de pessoas mal-intencionadas.

Práticas simples, como a criação de senhas complexas, podem evitar que seu aparelho fique suscetível a invasões e mantenha a integridade, tanto de dados pessoais quanto de informações sobre o seu negócio.

No iPhone, a partir de medidas simples, é possível fazer com que o sistema fique ainda mais protegido. Confira abaixo 6 maneiras de aumentar a privacidade e a segurança aparelho celular da Apple.

 

Compre já seu iPhone na loja online da TIM e garanta descontos especiais

 

Retire a pré-visualização de mensagens na tela de bloqueio

 

Em suas últimas atualizações, o sistema iOS criou um recurso que permite a pré-visualização de mensagens de texto na tela de bloqueio do aparelho.

Você pode achar que não, mas isso pode ser perigoso. Caso um dos seus contatos envie para você uma mensagem confirmando seus dados bancários, suas informações poderão ser vistas por qualquer pessoa que estiver por perto do aparelho, mesmo que rapidamente.

Para desativar esse recurso, é preciso acessar a opção “Notificações”, dentro do menu “Ajustes”. Em seguida, toque em “Mensagens”, deslizando a tela até encontrar a opção “Mostrar Pré-visualizações” para desativá-la.

 

Crie senhas complexas

 

Manter o iPhone bloqueado com senha é crucial para garantir a segurança e a privacidade do dispositivo. No entanto, muitos usuários, por incrível que pareça, não chegam nem mesmo a criar uma senha para seu smartphone.

Dos chegam a gerar uma palavra-passe, muitos usam senhas de fácil dedução como 1234 ou até mesmo sua própria data de nascimento, deixando uma brecha enorme para que outras pessoas possam usar o aparelho e extrair deles informações privadas.

Crie uma senha que contemple números, letras e símbolos. Isso dificulta o acesso de outras pessoas ao sistema do seu aparelho.

Para configurar uma senha complexa no seu iPhone, basta acessar a opção “Touch ID e Código”. Ela é encontrada dentro do menu “Ajustes”. Em seguida, desative a opção “Código Simples” e crie sua nova senha.

 

Faça backups criptografados no iTunes

 

Muitos usuários preferem fazer seus backups no iCloud, por se tratar de um serviço gratuito. O iTunes, no entanto, apresenta mais segurança para os seus dados, por conta do uso de criptografia, oferecendo uma camada extra de proteção para os dados contidos em seu iPhone.

Além disso, o acesso a seus dados na plataforma só é permitido após a digitação de uma senha exclusiva do serviço.

Para criar o seu backup criptografado no iTunes, é necessário conectar o cabo USB no seu computador e abrir o iTunes. Em seguida, selecione o seu dispositivo numa lista que aparecerá na tela.

Dentro da opção “Resumo”, selecione “Backups”, e depois “Este computador”. Ative a opção “Criptografar backup local” e crie uma senha para utilizar a plataforma.

Desative o pedido de PIN do cartão SIM

 

Essa é uma dica para facilitar a localização de um iPhone perdido ou roubado. Caso o aparelho solicite uma senha (PIN), é pouco provável que quem esteja com o seu celular consiga acessar o uso de dados, indispensável para encontrar o aparelho.

Claro que, depois de um tempo, o ideal é bloquear o chip na operadora, para que ninguém use seu plano de dados e chamadas ou acesse as suas informações.

Para remover a senha do chip, vá em Configurações e selecione a opção “Dados Móveis”. Em seguida, desative a opção PIN do SIM.

Imediatamente, acesse a função “Find iPhone” em um computador ou outro dispositivo com internet. Assim que o aparelho for localizado, entre em contato com a operadora para bloquear o seu chip.

 

Bloqueie acessórios USB no iPhone

 

Ao ser conectado em outro dispositivo por meio da conexão USB, é possível acessar algumas de suas informações. Para evitar que isso aconteça, use o “Modo restrito USB” oferecido pela Apple.

Com essa ferramenta, ao se conectar com uma dispositivo USB, o sistema vai pedir alguma confirmação de acesso, como reconhecimento facial, impressões digitais no Touch ID ou senha.

Para acessar essa opção, vá em “Configurações” e selecione a aba “TouchID / Face ID”. Em seguida, clique em “Acessórios USB” e habilite a ferramenta.

 

Encontre as melhores promoções de produtos da Apple na loja da Oi