Apps

5 dicas para aproveitar o melhor do WhatsApp

Mais de 1 bilhão de pessoas no mundo usam o app! Conheça 5 dicas para aproveitar o melhor do WhatsApp.

O WhatsApp é um aplicativo de troca de mensagens que faz bastante sucesso. Usado por mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo, segundo o ranking da SensorTower divulgado em maio de 2018, o app é o mais baixado do planeta.

Ele também fica em primeiro lugar quando são considerados apenas os downloads feitos em aparelhos com sistema operacional Android. Já nos celulares iOS (iPhone), o WhatsApp é o terceiro aplicativo mais baixado, ficando atrás do Tik Tok e do YouTube.

Seja para trocar mensagens de texto, enviar áudios, imagens, vídeos, ou mesmo fazer chamadas de voz e videoconferência, o WhatsApp é um aplicativo realmente útil no dia a dia. da maioria das pessoas que usa celulares e tablets para se comunicar através da internet.

Mas, mesmo que o app esteja tão presente na vida das pessoas, muitas vezes há algumas funcionalidades menos conhecidas, ou dicas para aproveitar melhor o WhatsApp que podem ser bastante úteis.

Para te ajudar a aproveitar melhor o WhatsApp, selecionamos 5 dicas para aproveitar melhor o WhatsApp, que vão desde como silenciar várias conversas ao mesmo tempo, até como desmarcar a opção de download automático de arquivos de mídia. Confira!

 

Como fixar conversas importantes no WhatsApp

 

Pessoas que você precisar falar com frequência ou grupos que você está sempre em contato podem aparecer de maneira destacada no WhatsApp. É possível escolher até três conversas para fixar e não precisar ficar procurando toda vez que quiser enviar mensagens.

Para fixar uma conversa no WhatsApp, basta pressionar o chat desejado na lista de conversas e, depois, marcar uma opção com a figura de um alfinete, que vai aparecer no menu superior do aplicativo. A partir de então, esse chat vai aparecer sempre no topo da lista.

Agora, se você quiser desfazer a ação, o caminho é basicamente o mesmo. Pressione a conversa fixada até aparecer a opção de alfinete na parte superior, e clique nela.

 

Como criar stories no WhatsApp

 

Depois do sucesso dos stories em aplicativos como Facebook, Snapchat e Instagram, foi a vez do WhatsApp anunciar a funcionalidade em seu app. O recurso permite compartilhar fotos, GIFs e vídeos de maneira temporária com os contatos do WhatsApp. Os arquivos de mídia desaparecem depois de 24 horas.

Dá para compartilhar com todos, com uma única pessoa ou contatos selecionados. As atualizações aparecem na aba “Status” do aplicativo. Por lá, também é possível compartilhar um stories escolhendo uma das opções no canto inferior direito.

 

Como não baixar arquivos automaticamente no WhatsApp

 

Por padrão, todas aquelas fotos, vídeos e GIFs enviadas em grupos e conversas particulares são baixadas automaticamente pelo aplicativo. No entanto, uma dica para aproveitar melhor o WhatsApp é desativar essa função.

Com isso, você evita gastar dados demais com arquivos que nem te interessam. Muitas vezes, o download excessivo desses dados pode fazer até com que você ultrapasse o seu limite de dados de internet e precise pagar a mais por isso no fim do mês!

Além disso, todos esses arquivos podem comprometer o armazenamento do seu celular, que vai ficar lotado com fotos e vídeos que outras pessoas enviaram e, muitas vezes, você nem baixaria se pudesse escolher.

Então, nada melhor do que aprender a desativar os downloads automáticos no WhatsApp. Para isso, basta selecionar o menu no canto superior direito, o que tem três bolinhas. Escolha a opção “Configurações” e, em seguida “Dados e armazenamento”. Depois, selecione como prefere que seja feito o download automático, ou desative a função.

Você pode, por exemplo, escolher em que situações o download de arquivos no WhatsApp vai ser automático. Por exemplo, quando o celular estiver usando a rede de dados, você pode optar pelo download automático de fotos, áudios, vídeos, documentos ou nenhuma das opções. A mesma configuração pode ser feita para quando o celular estiver conectado a uma rede Wi-Fi ou em roaming.

 

Como silenciar várias conversas ao mesmo tempo no WhatsApp

 

Sabe aqueles grupos de WhatsApp que você não quer receber notificações toda hora? Uma das dicas para aproveitar melhor o WhatsApp é silenciar essas conversas e, o melhor de tudo: fazer isso com vários chats de uma só vez!

Para isso, basta pressionar uma das conversas e, depois selecionar as demais. Você pode até silenciar chats e conversas privadas de uma só vez. Depois que tiver marcado todos os itens que deseja deixar de receber notificações, clique na figura de alto falante com um risco, que aparecerá no canto superior direito.

Depois, você só precisa definir por quanto tempo essas conversas ficarão silenciadas. Entre as opções estão 8 horas, 1 semana ou 1 ano, por exemplo.

 

Como limpar o histórico de conversas no WhatsApp

 

Além de arquivos de imagem, as suas conversas no WhatsApp também podem ocupar boa parte na memória interna. Isso pode comprometer o desempenho do celular, dependendo do modelo e quantidade de armazenamento disponível.

Por isso, é válido limpar o histórico de conversar no WhatsApp de tempos em tempos. Esse também é um recurso muito útil quando você não quer que outras pessoas vejam suas conversas particulares, por exemplo.

Quer saber mais essa dica de como aproveitar melhor o WhatsApp? É muito simples: clique no menu do canto superior direito do aplicativo, aquele que tem três bolinhas. Em seguida, marque “Configurações”. Depois, selecione “Conversas” e “Histórico de conversas”. Dessa forma, você pode escolher entre as opções “Exportar Conversa”, “Arquivar todas as conversas”, “Limpar todas as conversas” ou “Apagar todas as conversas”.

 

Deixe um comentário

avatar