icone office 365

R$40 de desconto no Office 365 com o cupom: CD40

Teste de velocidade

Dicas e curiosidades

5 dicas de segurança ao utilizar aplicativos de bancos

Pagamento de boletos, transferências entres contas e outras ações podem deixar sua conta vulneráveis. Veja como se proteger

Das facilidades que os smartphones trouxeram para o nosso dia a dia, uma das mais incríveis foram o uso de aplicativos de bancos. Se você não precisa de dinheiro vivo na mão, pra que você vai a uma agência bancária? Não é mesmo? 

No entanto, onde há internet, há hacker, e alguns usos dos aplicativos de banco, como transferências bancárias e pagamentos, podem deixar seu app vulnerável a ataques. Veja a seguir dicas de proteção. 

 

Confira os melhores smartphones do mercado com as melhores ofertas online. 

Monitore suas contas com frequência

Que tal dar sempre uma olhada no seu saldo e nas movimentações da sua conta? Faça disso um hábito diário. Dessa forma, você consegue identificar com muita rapidez se seu acesso foi bloqueado e se o seu saldo em conta está como deveria. 

Olhe também os cartões de crédito e as contas de poupança e/ou investimentos. Qualquer movimentação suspeita deve ser avisada ao seu banco na mesma hora. 

Utilize antivírus e VPN

Tenha sempre um antivírus ativado e atualizado no seu celular. Isso te ajuda a travar os ataques mais comuns de hackers. Além disso, quando for usar uma rede de internet que seja pública, lembre-se de utilizar um VPN. Ele também evita a vulnerabilidade do seu aparelho.

Evite usar redes wi-fi

As redes wi-fi, principalmente as públicas ou da sua casa, são muito vulneráveis e fáceis de invadir. Ou seja, quando for acessar o aplicativo do seu banco, opte sempre pela 4G que apresenta mais segurança.

Lembre-se sempre de deixar a conexão automática a redes de wi-fi públicas desativadas. E, se estiver sem dado na sua 4G, prefira usar a wi-fi do trabalho que geralmente tem muitas camadas de proteção e são muito difíceis de invadir. 

Use a verificação do app em duas etapas

Os bancos estão sempre criando novas formas de proteger as contas de suas clientes. Seja nos caixas eletrônicos ou nos aplicativos. Para estes últimos, existem os tokens que antes eram fornecidos em forma de cartão (física), mas hoje já são inseridos automaticamente em seus aplicativos e aparelhos, podendo ser via sms também.

Existem alguns bancos que estão usando agora o QR CODE com códigos temporários que são criados na hora e deixam de existir em poucas horas, para que não possam ser reutilizados. 

Sempre atualize seu sistema operacional

Muita gente não gosta de ficar atualizando o sistema operacional do celular toda hora porque podem vir novos bugs, travas, etc. No entanto, a atualização de cada sistema é de muita importância, já que permite novas formas de segurança, elimina bugs antigos e traz novas funcionalidades.

Para uso de aplicativos de bancos, é de extrema importância atualizar sempre seu sistema operacional (seja ele Android ou iOS), já que ela traz mais segurança, corta riscos de vulnerabilidade e evita que seus dados sejam roubados do seu celular. 

 

Quer economizar no seu plano de celular e banda larga? Confira aqui as melhores ofertas da semana!

voltar para o top