Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Dicas e curiosidades

5 cuidados que você deve tomar antes de enviar arquivos pela internet

Seja por e-mail ou sistemas de compartilhamento e armazenamento em nuvem, algumas medidas oferecem mais segurança às suas informações.

O compartilhamento de arquivos é uma das ações mais realizadas na internet. Considere, por exemplo, o dia a dia profissional. São incontáveis informações enviadas por e-mails e serviços de compartilhamento em nuvem, principalmente quando falamos em arquivos maiores. Com tantas informações, é essencial que esses dados sejam enviados e recebidos com segurança.

Até mesmo no dia a dia, com o envio de fotos, vídeos e documentos variados, essa segurança é indispensável. Afinal, muitas vezes dados pessoais privados fazem parte desses arquivos.

Com a internet banda larga TIM Live você baixa arquivos em poucos segundos. Escolha o melhor plano para o seu dia a dia.

Veja como tomar algumas precauções no envio de arquivos pela internet:

1 – Senhas fortes

Os cuidados com a segurança das suas informações começam antes mesmo do envio dos arquivos. Escolha senhas fortes, ou seja, que não são descobertas facilmente. Dessa forma, você impede que pessoas sem autorização acessem sua conta em serviços de e-mail ou armazenamento em nuvem.

Em alguns casos, é válido investir em sites que tenham autenticação em duas etapas. Assim, além da senha, é preciso informar um código enviado no smartphone.

2 – Atenção no momento do envio

Por mais que o tempo esteja apertado, tenha atenção em diferentes etapas do envio dos arquivos. Primeiro, verifique se, no lugar de arquivos individuais, você não selecionou toda a pasta, por exemplo.

Outro ponto é conferir o e-mail do destinatário, para ter certeza de que os arquivos serão entregues para a pessoa certa.

3 – Autenticação no compartilhamento em nuvem

Em alguns sistemas de compartilhamento em nuvem, é possível enviar apenas um link que permite acesso aos arquivos. Contudo, o ideal é que esse link peça uma verificação de quem vai receber o arquivo, seja senha ou acesso a uma conta privada. Evite tornar documentos importante públicos.

4 – Mensagens individuais

Ao enviar e-mails com arquivos ou links de compartilhamento, inclua uma mensagem individual, para mostrar que não se trata de um spam ou link malicioso. Da mesma maneira, não baixe arquivos ou acesse links suspeitos.

5 – Servidores seguros

Existem diversos servidores de e-mails e serviços de compartilhamento em nuvem, entre opções gratuitas ou pagas. Aposte em serviços com certificado de segurança, aquele ícone de cadeado que aparece ao lado da URL.

Conheça os planos de internet banda larga da Oi e assine jé o seu!