Apps

5 Aplicativos para te ajudar a relaxar

Saiba como usar o smartphone para fugir do estresse

Notificações de e-mails, mensagens, reuniões… Não é sem motivo que muita gente prefere ficar longe do celular na hora de relaxar. E isso é ótimo, claro, afinal, precisamos ficar desconectados também.

Mas todo mundo encontra tempo para se acalmar, com tanta correria no dia a dia. Mas e se você pudesse parar só um pouquinho e aproveitar os recursos do celular para relaxar?

Muitos desenvolvedores de aplicativos já pensaram nisso! Você pode encontrar desde apps com meditações guiadas até trilhas sonoras para ajudar na concentração.

 

Veja 5 aplicativos que vão te ajudar a relaxar!

 

Medite.Se

Totalmente gratuito, o aplicativo brasileiro Medite.Se é um dos mais baixados na Google Play Store. Bem legal para iniciantes, o objetivo é que você tire apenas alguns minutos por dia para acompanhar suas meditações guiadas. Mas se você já está acostumado a meditar, também encontra ciclos mais avançados, com maior duração.

Além das meditações guiadas, o aplicativo Medite.Se tem meditações com objetivos mais específicos, como ajudar a dormir ou se concentrar. Outros áudios incluem, ainda, preces, momentos de reflexão e mais alternativas para quem precisa se desconectar do mundo ao redor.

Headspace

O Headspace é um dos aplicativos de meditação guiada mais baixados do mundo. Criado pelo monge budista inglês Addy Puddicombe, o app tem opções gratuitas ou pagas. Entre as alternativas gratuitas, você encontra a introdução à meditação, bem legal para quem quer começar o exercício. O programa de dez dias leva poucos minutinhos por dia, ótima notícia para quem não consegue ficar parado muito tempo.

Ou seja, se você tem pouco tempo, sem problemas! A maior parte dos exercícios do Headspace, principalmente os gratuitos, costumam ter algo entre 1 e 10 minutos.

Na versão gratuita, você encontra algumas meditações direcionadas, como para relaxar, trabalhar a autoestima ou para reduzir a ansiedade. Já a assinatura paga oferece ciclos avançados mais complexo, para os mais familiarizados com a técnica. Porém, um detalhe bem importante é que o Headspace só está disponível em inglês.

Medita!

As ideias de “relaxar” e “língua estrangeira” não combinam? Então vamos voltar para outro aplicativo brasileiro, o Medita!, criado por Mirna Grzich, uma das maiores especialistas brasileiras em meditação.

Embora tenha uma assinatura mensal bem mais completa, a conta gratuita dá acesso a oito módulos diferentes: mindfulness, meditações essenciais, insights e reflexões, orações e mantras, meditações da lua cheia, relaxando e meditando, quem é você e meditando com tradições espirituais. Vale a pena para quem quer começar a meditar e ver os efeitos no dia a dia.

5 Minutos, Eu Medito

Sabe aquele tempinho que você passa enrolando para começar uma tarefa? Você pode aproveitar para descansar, de verdade, a cabeça e os pensamentos. Essa é a ideia central do aplicativo 5 Minutos, Eu Medito, um aplicativo gratuito baixado em todo o mundo.

Como o nome diz, o aplicativo tem meditações diárias que duram cinco minutos, ótimo para quem vai começar a meditar. Embora tenha uma meditação guiada em espanhol, você pode optar pelo áudio sem narração e só respirar enquanto escuta a música.

Conforme você pega o jeito, pode aumentar para exercícios de até 30 minutos.O 5 Minutos, Eu Medito foi criado pela ONG internacional Mãos Sem Fronteiras, que trabalha pelo desenvolvimento da saúde mental.

Zen Garden

Caso você não ache que meditação é a melhor opção, pode gostar do aplicativo Zen Garden. Super simples, ele é, basicamente, uma versão digital dos jardins zen japoneses. Em resumo, o objetivo é que você se concentre nas formas e arranjos que desenha, em formato de círculos ou ondas.

Para quem não conhece, o jardim zen é uma caixa de areia bem fininha e pedrinhas, cada uma com um simbolismo diferente. Segundo a sabedoria japonesa, essa ação acalma a mente e nos lembra da fluidez e do estado de permanente mutabilidade da vida.

A versão física pode ser dos mais variados tamanhos, desde terrenos amplos até caixinhas que cabem na mesa do escritório. Agora, você pode ter um desses na palma da mão! Ou melhor, no celular.

Ruído Branco

Esse aqui vai para quem não consegue dormir sem aquele barulho bem baixinho e constante, como um ventilador, por exemplo. O Ruído Branco tem áudios que reproduzem uma série de sons relaxantes. Barulho de chuva, ondas batendo, vento, folhas soprando, floresta, fogo e a´te o zumbido do ventilador são algumas das opções.

Você pode escolher apenas um deles ou criar combinações, como chuva e vento, por exemplo, e criar seus perfis preferidos. Esses barulhinhos podem ajudar a dormir ou mesmo trabalhar, com um fone de ouvido para se desligar da correria ao redor. O aplicativo também inclui um temporizador, para que desligue após alguns minutos ou até duas horas.

Deixe um comentário

avatar