Teste de velocidade

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Dicas e curiosidades

3G, 4G e 5G: entenda as diferenças entre cada uma das redes

Tecnologias evoluem em velocidade de transmissão de dados e suporte ao maior número de dispositivos conectados.

As siglas 3G, 4G e 5G são cada vez mais frequentes, principalmente quando falamos em planos de celular e smartphones. Todas elas representam gerações de tecnologias de internet móvel. Mas quais são as principais diferenças entre elas?

Basicamente, cada uma dessas gerações representa uma evolução em velocidade de transmissão de dados e voz entre as redes e os dispositivos. Ou seja, quanto mais avançada a geração de internet móvel, mais rápida é a navegação no smartphone, tablet e etc.

Além disso, as redes mais avançadas também permitem que mais dispositivos sejam conectados ao mesmo tempo. Com isso, mesmo com um alto número de aparelhos usando a mesma rede, a internet não vai ficar lenta.

Procurando internet de alta velocidade para navegar no celular sem perda de conexão e por tempo ilimitado? Conheça os planos Claro Controle 4.5G

Veja mais detalhes sobre as redes 3G, 4G e 5G:

Rede 3G

Pode-se dizer que a internet 3G teve um papel importante na popularização dos smartphones. Com essa tecnologia, ficou mais fácil e rápido abrir sites, aplicativos e até vídeos no celular. Além disso, o sinal 3G chegou a locais sem estrutura de banda larga, fazendo com que mais gente tivesse acesso à internet.

Com o tempo, surgiram diferentes tecnologias de transmissão da rede 3G, como HSPA e HSPA+. Esses protocolos garantem as maiores velocidades disponíveis em 3G, alcançando até 168 Mbps (megabytes por segundo).

Rede 4G

Evolução da rede 3G, o 4G chegou quando os smartphones já eram bem populares. Entretanto, sua maior velocidade de transmissão de dados ajudou no crescimento de algumas atividades. Por exemplo, a reprodução em streaming de vídeos e músicas ou jogos online nos smartphones.

No Brasil, 4G é sinônimo de LTE (Evolução de longo termo, na sigla em inglês). Já a conexão 4.5G, ou 4G Plus, representam mais um avanço em relação à velocidade de transmissão de dados. Normalmente, a conexão 4G alcança velocidade de até 100 Mbps.

Rede 5G

Você já deve ter ouvido falar na rede 5G, ou internet 5G ou, ainda, conexão 5G. A evolução na rede de internet móvel promete ser um dos avanços tecnológicos mais importantes nos últimos anos.

Espera-se que a internet 5G tenha velocidade de conexão mais de 50x maior do que a atual 4G, chegando a, no mínimo, 1 Gbps (gigabyte por segundo).

Com transmissão de dados muito mais rápida, suporte a um número exponencialmente maior de dispositivos conectados em uma mesma rede e menor tempo de latência, a rede 5G deve ir muito além da navegação nos smartphones.

Carros autônomos, cirurgias remotas e processos automatizados em projetos urbanos são apenas alguns dos campos nos quais a rede 5G vai trabalhar em um futuro próximo.

Embora a chegada da rede 5G no Brasil ainda demore um pouco, as operadoras já estão realizando testes e demonstrações da rede 5G. A expectativa é que a nova rede de internet móvel esteja presente em mais de 60% do planeta até 2025.

voltar para o top