top
Celular Direto
16Novembro

Celulares piratas serão barrados no Brasil

Se você tem um smartphone pirata, um dos famosos “xing-lings”, ou algum importado, fique alerta! No ano que vem, qualquer aparelho que não tenha sido homologado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) ficará bloqueado para fazer ligações e demais serviços aqui no Brasil.

celulares piratas

 

Essa medida faz parte de um sistema de identificação de celulares piratas que operam no país que será implantada em 2013. O objetivo é reduzir as críticas a respeito de serviços prestados pelas operadoras de telefonia. Segundo as empresas, esses modelos de aparelhos têm qualidade inferior e recebem sinais ruins e, por isso, os usuários acabam reclamando constantemente com as próprias operadoras. Um dos motivos de reclamações frequentes é a queda em chamadas.

A fiscalização será baseada nos códigos de identificação do modelo do celular (IMEI). Sempre que um novo chip for cadastrado em algum aparelho, a Anatel vai analisar se aquele número está acessando um IMEI que pertence à relação de dispositivos homologados. Se o código não estiver na lista, o celular será classificado como pirata e o usuário será informado através de sms que os serviços de ligação e mensagens serão desabilitados de seu aparelho.

A mesma regra será aplicada para aparelhos comprados no exterior. Caso o dispositivo ainda não seja um modelo homologado pela Anatel, ele será considerado ilegal no Brasil. Por exemplo: se a medida já estivesse em vigor, um smartphone Nexus 4 não funcionaria no território brasileiro, hoje em dia, pois seu IMEI ainda não está autorizado pela Agência.

Porém, se você já tem um celular pirata em uso atualmente, ele não será reconhecido pela Anatel e só será identificado caso você cadastre um novo chip nele. Mas, futuramente, a intenção é reconhecer também, através do código, celulares roubados para bloqueá-los.

Gostou da matéria? Deixe um comentário!

Para mais informações, novidades e promoções, curta nossa página no Facebook.

Clara Matos

Posted in Novidades

Comments (2)

  • Joaci Nascimento

    Joaci Nascimento

    07 Dezembro 2012 at 20:38 |
    Obrigado meu Deus!Enfim,esse dia chegou!Tem que banir essas “disgraças da tecnologia“.Tenho tanta raiva quando penso em comprar um aparelho e derrepente...Aparece uma réplica dele!Isso mesmo Anatel(amo essa empresa),EXTINÇAO AOS XING-LUNGS!!
  • Carlos

    Carlos

    16 Abril 2013 at 22:38 |
    E quanto aos celulares originais importados? Só porque não tem o selo da Anatel ficarão desativados, e o prejuízo que causará aos consumidores que já possuem esses aparelhos?

Leave a comment

You are commenting as guest.

top